Os elos pessoais de Bolsonaro com o neonazismo e o integralismo

Neste dossiê, apresento as diversas relações entre Bolsonaro ou seus familiares e apoiadores mais próximos e neonazistas e integralistas já divulgadas.

Links providos são de matérias em jornais ou postagens pessoais feitas por jornalistas, pesquisadores e testemunhas, contendo fotos e mais links comprovando a proximidade com os elementos neonazistas ou integralistas.

Marco Antônio dos Santos, o cosplayer de Hitler:

“Candidatura de homem que foi à Câmara vestido como Hitler gera polêmica nas redes” Sua campanha recebeu doação de Flávio Bolsonaro. Marco Antônio é ou foi membro de um movimento cujo símbolo é uma suástica estilizada.

LINK:
https://extra.globo.com/noticias/rio/candidatura-de-homem-que-foi-camara-vestido-como-hitler-gera-polemica-nas-redes-20094466.html

Eduardo Thomaz, o promotor de carreatas:

Eduardo Thomaz, participante da manifestação de neonazis pró-Bolsonaro no MASP em 2011. Hoje, ele organiza as “motociatas” do Bozo e tira foto com general Heleno (“o açougueiro de Cité Soleil”, como ficara conhecido no Haiti).

LINK:
https://twitter.com/ocolunista_/status/1420086084676034565

 

Donato Peret, skinhead de Belo Horizonte:


Donato Peret, o agressor da praça da Savassi, BH, enforcou um morador de rua e postou foto na internet. Durante as investigações, o elo com grupo neonazista foi estabelecido e entre os pertences apreendidos, uma cartinha escrita por Jair Bolsonaro:

LINKS:
https://twitter.com/obrunofonseca/status/1420551552062959616

https://twitter.com/bicicreta/status/1420558865737846784

https://www.otempo.com.br/cidades/neonazista-de-belo-horizonte-e-condenado-pela-justica-1.1296063

Angelo Castilho, integralista do Rio de Janeiro:

Angelo Castilho, vulgo Tio Chico. Integralista membro do ACCALE, mesmo grupo de Eduardo Fauzi (o incendiário do estúdio Porta dos Fundos), ex-justiceiro da Zona Sul do Rio de Janeiro, ex-segurança da Sara Winter. Fez campanha pro Jair, Flávio e Rodrigo Amorim (o deputado racista que ameaça indígenas). Também estava no rolé neonazi no MASP em 2011:

LINK:
https://twitter.com/Anarcosaurus/status/1420596001413476352

“Pesquisadora encontra carta de Bolsonaro publicada em sites neonazistas em 2004”:

Há indícios de que Bolsonaro se comunicava com neonazistas na internet.

LINK:
https://theintercept.com/2021/07/28/carta-bolsonaro-neonazismo/

Beatrix von Stoch, neta do ministro de Hitler:

Jair, Eduardo e Bia Kicis se encontram com neta do ministro das finanças de Adolf Hitler, Beatrix von Stoch, que já defendeu que atirassem em crianças e mulheres refugiadas.

LINK:
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2021/07/26/bolsonaro-beatrix-von-storch-extrema-direita-nazismo.htm?cmpid=copiaecola

88 Tactical, clube de tiro neonazista:


Carlos e Eduardo Bolsonaro frequentaram o clube de tiro americano 88 Tactical, além de o terem promovido. 88 é referência a “Heil Hitler”, sendo a letra H a oitava letra do alfabeto (88 = HH). Há outras referências ao neonazismo, como a venda e promoção do café “SS” para os frequentadores e o algarismo 1488 estampado numa das paredes (14 = Fourteen Words; 88 = HH)  O cão de estimação do proprietário do clube se chama Panzer.

LINK:
https://apublica.org/2021/09/carlos-e-eduardo-bolsonaro-praticam-tiro-em-clube-nos-eua-acusado-de-usar-sinais-nazistas/?amp&__twitter_impression=true

Sara Winter, neonazi de São Paulo:

Sara Giromini, vulgo Sara Winter, originalmente nome de uma espiã nazi inglesa. Segundo o irmão e outras fontes, ela é do rolé neonazi de SP desde adolescência. Até 2012, publicava num blog postagens antifeministas. Foi pra Ucrânia e voltou de lá tentando se infiltrar na esquerda através do grupo pseudofeminista FEMEN.

Admiradora declarada de Plínio Salgado, fundador da Ação Integralista Brasileira.

Segundo o próprio irmão, Sara é realmente neonazista.

Em 2018, Sara fez um tour por universidades no Rio de Janeiro acompanhada de seguranças integralistas, assediando e agredindo fisicamente os alunos.

Foi coordenadora para maternidade no ministério de Damares Alves.

Após ser abandonada por Bolsonaro e Damares Alves, Sara passa a defender que a direita largue Bolsonaro, pois sendo ele supostamente o único líder de projeção da direita no Brasil, caso ele morra, não deixará nem mesmo “um livro escrito pelo Bolsonaro para nos guiar”, demonstrando que sua referência de liderança é Hitler, com seu Mein Kampf.

LINKS:
https://www.cartacapital.com.br/justica/sara-winter-e-uma-pagina-no-extenso-livro-do-nazismo-bolsonarista/

http://esquerdadiario.com.br/Sara-Winter-seguidora-de-Bolsonaro-fica-perplexa-ao-ver-denuncias-de-racismo-e-machismo-na-UERJ

https://oglobo.globo.com/epoca/guilherme-amado/apelido-sara-winter-foi-pego-emprestado-de-espia-nazista-1-24480000

https://www.facebook.com/dacsuff/videos/1106873359455702

https://twitter.com/OIniciador/status/1436445857394696201

 

Roberto Alvim, o cosplayer de Goebbels:

Roberto Alvim – o dramaturgo foi secretário especial da cultura de Bolsonaro, sendo chutado após um pronunciamento no qual interpretou Joseph Goebbels, ministro da propaganda de Hitler. Bolsonaro, porém, sabia de antemão sobre o tal pronunciamento, uma vez que Alvim lhe comunicara em uma reunião.

LINK:
https://outline.com/6EraxD

Filipe Martins, assessor presidencial:


Filipe Martins – ex-assessor de Bolsonaro, vulgo Sorocabannon, por ser fã de Steve Bannon. Perdeu o cargo após fazer um gesto de supremacistas brancos durante transmissão ao vivo do senado. Não foi, porém, nem de longe, seu primeiro “dog whistle” (mensagem cifrada compreendida por neonazistas, mas que passa despercebida pelo resto das pessoas).

Os “dog whistles” de Martins incluem postar uma saudação falangista (“Ya hemos pasao”, “Já passamos” em espanhol, em resposta a “No pasarán”), o personagem Rorschach de Watchman (na série de TV, Rorschach inspiraria um grupo de supremacistas brancos) e um verso usado presente no manifesto do atirador da mesquita na Nova Zelândia (“Don’t go gently into that good night”).

LINK:
https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/06/09/mp-denuncia-filipe-martins-assessor-de-bolsonaro-por-gestos-racistas-em-sessao-do-senado.ghtml

https://www.brasil247.com/brasil/assessor-da-presidencia-publica-poema-que-abre-manifesto-de-atirador-da-nova-zelandia

PRTB:

O partido do vice-presidente Hamilton Mourão e de Levy Fidelix já foi investigado por associação com grupo neonazista / neo-integralista, participando ambos da mesma manifestação. Entre os membros do partido, está Victor Barbuy, presidente da Frente Integralista Brasileira.

LINKS:
https://web.archive.org/web/20180810072607/https://www.huffpostbrasil.com/2016/01/10/alinhada-a-mussolini-e-a-levy-fidelix-frente-nacionalista-e-alv_a_21692298/

https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/2020/02/02/as-ligacoes-do-integralismo-com-o-governo-boslonaro.htm

PTB:

Partido de Roberto Jefferson abre as portas para integralistas.

LINK:
https://www.instagram.com/p/CR6sdIFBqQk/

Enéas Carneiro e o PRONA:

O partido PRONA, de Enéas Carneiro, também foi casa de integralista. Muitos enxergam Bolsonaro como seu sucessor político.

LINK:

https://www.youtube.com/watch?v=Wl9gKYH-LxY

Breno Zarranz, integralista do Grande Rio:

Membro da organização integralista ACCALE, também de Eduardo Fauzi e Angelo Castilho, Breno Zarranz fez campanha para Carlos Jordy em Niterói e recebeu das mãos dele uma homenagem na câmara dos vereadores em nome de Gumercindo Rocha Dórea, editor de livros integralistas.

LINKS:
https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/2020/02/02/as-ligacoes-do-integralismo-com-o-governo-boslonaro.htm

Fio no twitter


Paulo Fernando Melo da Costa, assessor de Damares Alves:

Acessor especial da ministra Damares Alves, Melo da Costa é dirigente da Frente Integralista Brasileira e já foi candidato a deputado pelo PRONA. Representou a ministra na câmara dos deputados na celebração do “Dia do Combate à Cristofobia”, quando fez referências a Plínio Salgado.

LINK:
https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/2020/02/02/as-ligacoes-do-integralismo-com-o-governo-boslonaro.htm

A inspiração nazista de Paulo Guedes, Hjalmar Schacht:

O ministro da economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, declarou em reunião que pretendia fazer como o ministro da economia de Adolf Hitler, Hjalmar Schacht, para gerar empregos, utilizando como modelo as Frentes de Trabalho Alemães para formar mão de obra a ser empregada na construção civil. Governo de Hitler usou estas instituições para recrutar e militarizar e os trabalhadores, cuja mão de obra, mal paga, foi utilizada na construção das “autobahn” (autoestradas).

Schacht se aproximou dos nazistas por compartilharem de seu entusiasmo pelo corte de gastos públicos em políticas sociais.

LINKS:
https://esquerdaonline.com.br/2020/06/26/as-inspiracoes-de-paulo-guedes/

O leite na live de Bolsonaro:

Por que em uma live transmitida por Bolsonaro, todos os presentes resolveram beber leite e ao mesmo tempo? Porque de acordo com neonazistas, deglutição de leite de vaca e derivados seria um traço evolutivo exclusivo dos homens brancos. Beber leite é tomado por eles como um traço identitário branco e sinal de superioridade biológica. Da forma como foi feita por Bolsonaro, foi mais um “dog whistle”.

Povos sem uma cultura milenar do consumo de laticínio apresentam maior incidência de intolerância à lactose, porém a tolerância à lactose está longe de ser um traço de superioridade, uma vez que consumo do leite por adultos é ligado a problemas de saúde. Mesmo assim, não é verdade que apenas brancos nórdicos sejam capazes de digerir leite.

LINK:
https://theconversation.com/milk-a-symbol-of-neo-nazi-hate-83292